AS 7 LINHAS OU VIBRAÇÕES ORIGINAIS

 

Para entendermos um pouco mais a Umbanda, devemos primeiramente conhecer "parte" da Hierarquia Espiritual existente, desde a Divindade Suprema, bem como as suas Linhas ou Vibrações Originais.

Nesta Hierarquia, temos em primeiro plano o Absoluto - Divindade Suprema, ou seja Deus, no qual promove um Colegiado Supremo que se divide em dois tipos de Hierarquia Espiritual: a do Cosmo Espiritual e a do Universo Astral, no qual explicaremos abaixo.

 

* Na Hierarquia Espiritual no Cosmo Espiritual, temos três Orixás na seguinte ordem:

 

Orixá Virginal = São 7 Espíritos que formam a Coroa Divina;

Orixá Causal = São 7 Espíritos que são os Senhores do Karma Causal;

Orixá Refletor = São 7 Espíritos que são os Senhores da Luz Espiritual.

 

* Seguindo adiante, agora para a Hierarquia Espiritual no Universo Astral, temos os outros quatro Orixás na seguinte ordem:

 

Orixá Original = São 7 Espíritos que são os Senhores Reguladores do Karma Constituído;

Orixá Supervisor = São 7 Espíritos que são os Senhores de Todo o Sistema Galáctico;

Orixá Intermediário = São 7 Espíritos que são os Senhores de Todo o Sistema Solar;

Orixá Ancestral = São 7 Espíritos que são os Senhores de Todo o Sistema Planetário (Planetas) onde lhes são atribuídas uma grande missão no espaço.

 

Demonstrada esta Hierarquia, não podemos nos esquecer de frisar que, os Orixás Ancestrais (Planetários) e todas as humanas criaturas do nosso planeta, são supervisionados por JESUS CRISTO, da Hierarquia Crística Cósmica, é o TUTOR MÁXIMO de nosso planeta.

 

 

                                                 Vejamos o gráfico abaixo:

 

 

Descrita aqui, esta Hierarquia Divina, desde o Cosmo Espiritual até um planeta do Universo Astral, passaremos agora a demonstrar a Hierarquia Umbandista.

A Hierarquia Umbandista começa a partir dos Orixás Ancestrais, que se subdividem em sete Linhas ou Vibrações, no qual são:

1 - OXALÁ ou ORIXALÁ
2 - OGUN
3 - OXOSSI

4 - XANGÔ

5 - YEMANJÁ
6 - YORI
7 - YORIMÁ

 

Seguindo a Hierarquia, cada Orixá Ancestral comanda e supervisiona 7 Orixás Menores que são os Chefes de Legião como será demonstrado abaixo:

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1 - LINHA DE OXALÁ ou ORIXALÁ

Esta Linha ou Vibração é supervisionada diretamente por Jesus, o Cristo, e representa o princípio, o incriado, o reflexo de Deus, o verbo solar. É a Luz refletida que coordena as demais Vibrações. As entidades dessa linha falam calmo, compassado e se expressam sempre com elevação.

Seus pontos cantados são verdadeiras invocações de grande misticismo, dificilmente escutados hoje em dia, pois é raro assumirem uma "Chefia de Cabeça". O Astro correspondente é o Sol, a cor é a branca, o dia da semana é o Domingo.

Seguindo a Hierarquia Umbandista abaixo deste Orixá Ancestral, temos os 7 Chefes de Legião que são:

1 - Caboclo Urubatão da Guia

2 - Caboclo Guaracy

3 - Caboclo Guarany

4 - Caboclo Aymoré

5 - Caboclo Tupy

6 - Caboclo Ubiratan

7 - Caboclo Ubirajara

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2 - LINHA DE OGUN

Esta linha também é conhecida como Linha de São Jorge. A Vibração de Ogun é o fogo da salvação ou da glória, o mediador de choques consequentes do Karma. É a Linha das demandas da fé, das aflições, das lutas e batalhas da vida. É a divindade que, no sentido místico, protege os guerreiros.

Os Caboclos de Ogun gostam de andar de um lado para outro e falam de maneira forte, vibrante e em suas atitudes demonstram vivacidade. Suas preces cantadas traduzem invocações para a luta da fé, demandas, batalhas, etc... O Astro correspondente é Marte, a cor é o alaranjado, o dia da semana é a Terça-feira.

Seguindo a Hierarquia Umbandista abaixo deste Orixá Ancestral, temos os 7 Chefes de Legião que são:

1 - Ogun de Lê

2 - Ogun Rompe-Mato

3 - Ogun Beira-Mar

4 - Ogun de Malê

5 - Ogun Megê

6 - Ogun Yara

7 - Ogun Matinata

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3 - LINHA DE OXOSSI

O qualificativo mais conhecido para esta Vibração é como Linha de São Sebastião. A Vibração de Oxossi significa ação envolvente ou circular dos viventes da Terra, ou seja, o caçador de almas, que atende na doutrina e na catequese. É ainda a Vibração que interfere nos males físicos e psíquicos, ou seja, é o Orixá da cura. Suas entidades falam de maneira serena e seus passes são calmos, assim como seus conselhos e trabalhos. Seus pontos cantados traduzem beleza nas imagens e na música e geralmente são invocações às forças da espiritualidade e da natureza, principalmente as matas. O Astro correspondente é Vênus, a cor é o azul, o dia da semana é a sexta-feira.

Seguindo a Hierarquia Umbandista abaixo deste Orixá Ancestral, temos os sete Chefes de Legião que são:

1 - Caboclo Arranca Toco

2 - Caboclo Cobra-Coral

3 - Caboclo Tupynambá

4 - Cabocla Jurema

5 - Caboclo Pena-Branca

6 - Caboclo Arruda

7 - Caboclo Araribóia

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4 - LINHA DE XANGÔ

Esta Linha, na concepção popular dos Terreiros diz-se como "Linha do povo das Cachoeiras". No sincretismo é representado por São Jerônimo. Xangô é o Orixá que coordena toda Lei Karmânica (Kármica), é o dirigente das almas, o Senhor da Balança Universal, a balança da Lei e do Destino, que afere nosso estado espiritual.

Resumindo, Xangô é o Orixá da Justiça.

Seus pontos cantados são sérias invocações de imagens fortes e nos levam sempre aos seus sítios vibracionais como as montanhas, pedreiras e cachoeiras. O Astro correspondente é Júpiter,  a cor é o verde, o dia da semana é a Quinta-feira.

Seguindo a Hierarquia Umbandista abaixo deste Orixá Ancestral, temos os 7 Chefes de Legião que são:

1 - Xangô-Kaô

2 - Xangô da Pedra Preta

3 - Xangô 7 Cachoeiras

4 - Xangô 7 Pedreiras

5 - Xangô da Pedra Branca

6 - Xangô 7 Montanhas

7 - Xangô-Agodô

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5 - LINHA DE YEMANJÁ

A esta Linha são atribuídos inúmeros qualificativos: Linha de Nossa Senhora da Conceição, do Povo D'água, do Povo do Mar, etc. Yemanjá significa a energia geradora, a divina mãe do universo, o eterno feminino, a divina mãe na Umbanda. As entidades dessa Linha gostam de trabalhar com água dos rios ou do mar, fixando vibrações de maneira serena, sem encenações. Suas preces cantadas têm um ritmo muito bonito, falando sempre no mar e em Orixás da dita Linha. O Astro correspondente é a Lua, a cor é o amarelo, o dia da semana é a Segunda-feira.

Seguindo a Hierarquia Umbandista abaixo deste Orixá Ancestral, temos as 7 Chefes de Legião que são:

1 - Cabocla Yara

2 - Cabocla Estrela do Mar

3 - Cabocla Sereia do Mar

4 - Cabocla Indayá

5 - Cabocla Iansan

6 - Cabocla Nanã-Burukum

7 - Cabocla Oxum

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6 - LINHA DE YORI (Ibeji / Crianças)

É grande o número de designações populares para essa Linha:

São Cosme e Damião, Ibeji ou Ibejê, Linha das Crianças, dos Curumins, do Oriente, etc...

Essas entidades, altamente evoluídas, externam pelos seus médiuns, maneiras e vozes infantis de modo sereno, às vezes um pouco vivas. Dão consultas profundas e gostam, quando no plano de protetores, de sentarem no chão e comerem coisas doces, mas sem desmandos. Seus pontos cantados são melodias alegres e algumas vezes tristes, falando muito em Papai e Mamãe do Céu e em mantos sagrados. O Astro correspondente é Mercúrio, a cor é o rosa, o dia da semana é a Quarta-feira.

Seguindo a Hierarquia Umbandista abaixo deste Orixá Ancestral, temos os 7 Chefes de Legião que são:

1 - Tupãzinho

2 - Yariri

3 - Ori

4 - Yari

5 - Damião

6 - Doum

7 - Cosme

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7 - LINHA DE YORIMÁ (Pretos-Velhos)

É uma Linha em que se dá vários nomes: Linha dos Pretos-Velhos, dos Africanos, dos Pais Pretos, de São Cipriano e até das Almas. Esta Linha é composta dos primeiros espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas manifestações. São os Orixás Velhos, verdadeiros magos que velando suas formas kármicas, revestem-se das roupagens de Pretos-Velhos ensinando e praticando as verdadeiras "mirongas", sem deturpações. Eles são a doutrina, a filosofia, o mestrado da magia, em fundamentos e ensinamentos.

Geralmente gostam de trabalhar e consultar sentados, fumando cachimbo, sempre numa ação de fixação e eliminação através de sua fumaça.

Seus fluídos são fortes, porque fazem questão de "pegar bem" o aparelho e o cansam muito, principalmente pela parte dos membros inferiores, conservando-o sempre curvo.

Falam compassado e pensam bem no que dizem. Raríssimos os que assumem a Chefia de Cabeça, mas são os auxiliares dos outros "Guias", o seu braço direito.

Os pontos cantados nos revelam uma melodia tristonha e um ritmo mais compassado, dolente, melancólico, traduzindo verdadeiras preces de humildade. O Astro correspondente é Saturno, a cor é o violeta, o dia da semana é o Sábado.

Seguindo a Hierarquia Umbandista abaixo deste Orixá Ancestral, temos os 7 Chefes de Legião que são:

1 - Pai Guiné

2 - Pai Congo d'Aruanda

3 - Pai Arruda

4 - Pai Tomé

5 - Pai Benedito

6 - Pai Joaquim

7 - Vovó Maria Conga

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Assim foi apresentada "parte" da Hierarquia Umbandista, as 7 Linhas ou Vibrações Originais para que seja analisada. Não nos aprofundaremos mais nesta Hierarquia, pois é muito complexa para se expor nesta página. Mas informamos que esta Hierarquia, após cada Entidade Espiritual, se expande de 7 em 7, se multiplicando cada vez mais.

 

UMBANDA:

Três formas de apresentação traduzidas por: 

 

* Pureza: que nega o vício, o egoísmo e a ambição;

* Simplicidade: que é o oposto da vaidade, do luxo e da ostentação;

* Humildade: que encerra os princípios do amor, do sacrificial, da paciência, ou seja, a negação do poder temporal.

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INTERMEDIÁRIOS DIRETOS ENTRE AS

7 LINHAS OU VIBRAÇÕES ORIGINAIS

 

 

FRUTAS DOS ORIXÁS

 

Relação das frutas que têm grande vibração dos Orixás

 

ORIXÁ

FRUTAS

OXALÁ

Uva, pêra, maçã, damasco, melão, figo

YEMANJÁ

Todas as frutas cítricas: limão, tangerina, laranja, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo

YORI

Goiaba, amora, pitanga, groselha, cereja, jabuticaba, grumixama

XANGÔ

Marmelo, mamão, melão, melancia, abiu, abricó, caqui, fruta-de-conde

OGUN

Graviola, banana (exceto d'água), ameixa, pitomba, ciriguela, abacate, abiu, lima-da-pérsia

OXOSSI

Coco, cana-de-açúcar, camboatá, sapucaia, cacau, caju, mangaba

YORIMÁ

Jaca, abacaxi, cajá-manga, manga, carambola, fruta-pão, morango, banana d'água (específica para Exus)

 

Estas frutas podem ser consumidas pelo Ser encarnado nos dias determinados para os Orixás, para reforço da freqüência dos mesmos em cada um. Também pode ser oferecido à alguém em intenção ao Orixá da pessoa afim de angariar a simpatia do mesmo.

Nós que utilizamos estes três reinos, sabemos também que vivemos envolvidos no Reino dos Encantados, os quais agem diretamente sobre nossas vidas, através dos elementos respectivos na natureza, coadunando-se com os respectivos Orixás, à saber:

 

ELEMENTO

ONDE ATUAM OS ENCANTADOS

ORIXÁ

LUZ

Tempo (horário)

OXALÁ

ÁGUA

Marés, rios, cachoeiras e tempestades

YEMANJÁ

TERRA

Calmarias

YORI

PEDRA

Odores, umes

XANGÔ

FERRO

Frio, inclusive dos metais

OGUN

MATA

Brisa, cheiro de mato

OXOSSI

FOGO

Raios, centelhas, incêndios

YORIMÁ

 

Torna-se necessário que utilizemos os três Reinos; o Mineral, o Vegetal e o Animal, com a sabedoria necessária e em conjunto com os Encantados e seus Elementos, para que possamos, o mais sabiamente possível, dar em nossas vidas, a seqüência efetiva às 3 (três) Leis Fundamentais, que à tudo e à todos regem:

 

A LEI DO KARMA: Crédito dado;

A LEI DE CHOQUE E RETORNO: Débito de cada Ser;

O LIVRE ARBÍTRIO: Que irá em síntese determinar o tipo de saldo que teremos

em nossas Contas Siderais.

 

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